Começamos o ano de 2015 tendo o "Caminhos do Mundo" como nosso projeto institucional,envolvendo assim toda nossa comunidade escolar na busca da construção de um espaço educador sustentável. Para acolher nossas crianças planejamos estratégias tendo sempre a sustentabilidade como norteadora de nossas ações.
Começamos trabalhando com os elementos da natureza. Cada professora escolheu um elemento para explorar com as crianças.
O primeiro desafio do projeto institucional foi: Trabalhar a carta da terra de uma forma diferenciada, cada professor planejou ações para apresentar as crianças essa temática. As crianças vivenciaram experiências diversificadas como:
* Cultivo da horta e elaboração de receitas, valorizando tudo que a terra nos oferece:
* Oficina de papel machê: Reaproveitando o papel toalha transformando-o em um elemento mágico...
Promovendo o desenvolvimento da sensibilidade além da responsabilidade com o meio ambiente.
* As festas dos aniversariantes do mês: Um meio de fortalecer o elo entre as crianças e o meio ambiente. Trocamos guloseimas, salgadinhos tão comuns em festas infantis por uma alimentação saudável.

Nada de frituras, corantes ou conservantes, as crianças aprenderam que uma alimentação saudável faz bem para a saúde e para o paladar.
A cada mês novas descobertas, novos sabores, e as crianças participaram ativamente de todo o processo.
Novos hábitos surgiram, crianças que não comiam frutas, legumes, verduras começaram a provar e aprovar... As crianças perceberam a diferença no sabor de alimentos industrializados dos produzidos com a participação delas no CEI.
No projeto: Os Guardiões, as crianças além de se transformar em pequenos guardiões, com a ajuda de um Pai criaram um grande guardião com sucata e ferro velho.
* Oficinas com Pais e responsáveis: durante o ano várias turmas ofereceram oficinas para as famílias, utilizando sempre como recurso materiais alternativos.
* Piquenique com as famílias: Um momento de diversão e interação entre as crianças e as famílias, um momento de compartilhar...

Não existia o "meu" o "teu" e sim o NOSSO. Independente do que cada família trouxe ela trouxe para compartilhar.
Muitas outras vivências surgiram, muitos momento onde a interação da criança com o meio ambiente foi estimulada.
* Cultivo da horta e elaboração de receitas, valorizando tudo que a terra nos oferece:
Colocar as mão na terra, plantar uma pequena semente e acompanhar seu crescimento, cuidar, até chegar o momento da colheita. Vivenciar esse processo é riquíssimo, inúmeras aprendizagens é obtida a partir da horta.
* Oficina de papel machê: Reaproveitando o papel toalha transformando-o em um elemento mágico...
O papel machê, proporcionando inúmeras possibilidades estéticas e sensoriais.
Promovendo o desenvolvimento da sensibilidade além da responsabilidade com o meio ambiente.

Nada de frituras, corantes ou conservantes, as crianças aprenderam que uma alimentação saudável faz bem para a saúde e para o paladar.
A cada mês novas descobertas, novos sabores, e as crianças participaram ativamente de todo o processo.
Novos hábitos surgiram, crianças que não comiam frutas, legumes, verduras começaram a provar e aprovar... As crianças perceberam a diferença no sabor de alimentos industrializados dos produzidos com a participação delas no CEI.
* Crianças como agentes de mudanças:
No projeto: Os Super R´s, as crianças se colocaram como super-heróis para salvar o planeta. Com a ajuda da professora e da famílias surgiram roupas, sacolas e principalmente atitudes para contribuir para uma melhor qualidade de vida. Tanto as crianças como as famílias vivenciaram e aprenderam os R da sustentabilidade.
O Guardião do Meio Ambiente, ganhou um destaque especial não só no CEI mais em nossa comunidade, pois seu papel era informar as pessoas, oferecendo panfletos, funil para a coleta de óleo de cozinha e informações sobre atitudes que podem salvar o meio ambiente.
* Oficinas com Pais e responsáveis: durante o ano várias turmas ofereceram oficinas para as famílias, utilizando sempre como recurso materiais alternativos.
A valorização da família, e o processo de construção da criança sempre é incentivado.
* Piquenique com as famílias: Um momento de diversão e interação entre as crianças e as famílias, um momento de compartilhar...

Não existia o "meu" o "teu" e sim o NOSSO. Independente do que cada família trouxe ela trouxe para compartilhar.
Amo fazer parte dessa equipe maravilhosa!
ResponderExcluir